22 de maio de 2011

Efemérides - 22 de maio

Principais acontecimentos registados no dia 22 de maio:

1813 - Nasce o compositor alemão Richard Wagner.

1819 - O Savannah inicia na Geórgia, EUA, a primeira travessia do Atlântico por um navio a vapor, que terminará em Liverpool, Reino Unido.

1871 – Abrem as Conferências Democráticas, no Casino Lisbonense, com a discussão de “O Espírito das Conferências”, de Antero de Quental.

1911 – Criação do Escudo, unidade monetária da República Portuguesa.

1907 – Nasce Georges Prosper Remi, Hergé, autor belga de Banda Desenhada, criador de Tintin.

1925 - É fundada a Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais portugueses.

1939 - A Alemanha de Hitler e a Itália de Mussolini assinam a aliança militar.

1953 - Estreia-se a obra "Kontra-Punkte", do compositor alemão Karlheinz Stockhausen.

1973 - Os EUA e o Reino Unido vetam a resolução do Conselho de Segurança da ONU que visava alargar as sanções impostas a Portugal, pela manutenção de colónias em África.

1986 - É lançada a primeira edição em língua inglesa do jornal soviético Pravda.

1991 - Mil dias após o incêndio de agosto de 1988, começam as obras de reconstrução do Chiado, em Lisboa.

1992 - Cimeira de La Rochelle. França e Alemanha criam uma força conjunta de 35 a 45 mil soldados para reforço da NATO.

1996 - A Sociedade Portuguesa de Autores entrega o Prémio de Carreira ao escritor David Mourão-Ferreira.

1998 – Abertura ao público da EXPO 98.

- Morre Francisco Lucas Pires, 53 anos, ex-dirigente do CDS, deputado, eurodeputado, antigo ministro da Cultura e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

2000 - Morre o ator britânico John Gielgud, 96 anos.

2001 – As pulseiras eletrónicas começam a ser usadas como alternativa à prisão preventiva.

2002 – Aprovação dos protocolos entre a Câmara de Lisboa, o Sporting e o Benfica, para a construção dos estádios.

2003 - Prisão preventiva de Paulo Pedroso, no âmbito do processo Casa Pia.

2004 - A Palma de Ouro do Festival de Cannes é atribuída ao documentário de Michael Moore “Farenheit 9/11”.

2005 – O Benfica retoma o título de campeão nacional de futebol, depois de 11 temporadas.

- Derrota do Partido Social Democrata alemão, no poder, nas eleições regionais.

2006 - O Conselho Superior de Defesa Nacional aprova a proposta de revisão da Lei de Programação Militar.

- José Agostinho Baptista vence o Grande Prémio de Poesia da APE, com a obra “Esta voz é quase o vento”.

- O segundo filme de animação de Regina Pessoa, “História Trágica com Final Feliz”, é distinguido com o Prémio de Qualidade do júri do Centre Nacional de la Cinematographie, em França.

- Os ministros das Pescas da União Europeia aprovam, definitivamente, o acordo de pescas UE-Marrocos, que prevê a atribuição de 14 licenças a Portugal. Entra em vigor a 01 de junho.

- São divulgados em Díli os resultados do concurso internacional para a exploração petrolífera no Mar de Timor-Leste. A Galp Energia perde para uma das acionistas de referência, a italiana ENI.

2007 - A legislação que regula o primeiro concurso de acesso à categoria de professor titular, a que podem candidatar-se 60 mil docentes, é publicada em Diário da República, para entrar em vigor no dia 23.

- O Parlamento Europeu aprova o programa "Daphne III", que prevê um investimento de 116,85 milhões de euros até 2013 na prevenção e combate à violência contra crianças, jovens e mulheres.

- Pelo segundo ano consecutivo, o Prémio de Teatro Sociedade Portuguesa de Autores/Teatro Aberto fica por atribuir, porque na avaliação do júri nenhum dos originais enviados a concurso reunia qualidade suficiente para receber a distinção. O cineasta e escritor António de Macedo recebe o Prémio de Carreira atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.

- O jornalista da agência Lusa Ricardo Bordalo é distinguido pela Aliança das Agências Noticiosas do Mediterrâneo (AMAN) com o prémio de melhor artigo jornalístico do biénio 2006/2007, com o trabalho "Imigrantes clandestinos são os escravos dos tempos".

- O Grande Prémio de Conto "Camilo Castelo Branco" é atribuído ao livro "Água, Cão, Cavalo, Cabeça", de Gonçalo M. Tavares.

- A edição brasileira de "Contos e lendas de Macau", de Alice Vieira, é distinguida com o Prémio Henriqueta Lisboa da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para a melhor obra de literatura em língua portuguesa na área infanto-juvenil.

- O diretor da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Xavier Malcata, é distinguido com o Danisco International Dairy Science Award 2007, na área da ciência e tecnologia de lacticínios, instituído em 1980 pela American Dairy Science Association (ADSA).

- Um grupo de cineastas de renome internacional, liderado por Martin Scorsese, lança em Cannes a Fundação do Cinema Mundial, para proteger, recuperar e divulgar o património cinematográfico mundial, em especial os filmes "órfãos", abandonados ou esquecidos.

- O realizador português Telmo Martins, com a curta-metragem “Crosswalk”, ganha o primeiro prémio do concurso canadiano de vídeos do portal Istockphoto, um galardão que lhe permitirá rodar a sua primeira longa-metragem.

2008 - O governo búlgaro decide cancelar com o consórcio português constituído pela Somague, MSF e Lena, o contrato de concessão para a construção da autoestrada Traquia, por este não ter assegurado os fundos financeiros

2009 -Mário Lemos Pires, general, último governador português de Timor-Leste, 78 anos.

- Uma mulher de 66 anos com cancro terminal torna-se a primeira pessoa a morrer ao abrigo da nova lei sobre suicídio assistido do Estado de Washington.

- O Tribunal de Faro iliba três funcionários da Polícia Judiciária da acusação de alegadas torturas a Leonor Cipriano, mãe da criança desaparecida no Algarve, em 2004.

- A Sociedade Portuguesa de Autores entrega, pela primeira vez, os Prémios Pró-Autor, que distinguem entre outros, a Agência Lusa.

2010 - José Mourinho vence a Liga dos Campeões ao serviço do Inter de Milão, ao bater o Bayern Munique por 2-0, em Madrid.

Sem comentários:

Enviar um comentário