26 de maio de 2011

Efemérides - 26 de maio

Principais acontecimentos registados no dia 26 de maio:

1182 - D. Afonso Henriques concede o primeiro foral à vila de Coruche.

1521 - Martinho Lutero é banido pelo Édito de Worms.

1834 - A Convenção de Évora Monte põe fim à Guerra Civil, marcando a vitória do Liberalismo de D. Pedro IV.

1874 - Morre o magistrado Joaquim António de Aguiar.

1892 - Morre o general Francisco Maria de Sousa Brandão, do grupo fundador do Partido Republicano português.

1895 - Morre o escritor português Gervásio Lobato, autor de

"Lisboa em Camisa".

1896 – É publicado o primeiro índice Dow Jones, com o valor 40.94, com base nas cotações de onze empresas cotadas na Bolsa de Nova Iorque.

1907 – Nasce o ator norte-americano John Wayne.

1911 - O Museu Portuense, primeiro museu público do país, instalado em 1833 no antigo Convento de Santo António, em São Lázaro, passa a denominar-se Museu Soares dos Reis, em homenagem ao primeiro e mais notável pensionista em Escultura da Academia Portuense de Belas-Artes.

1937- O Egipto passa integrar a Sociedade das Nações.

1940 - II Guerra Mundial. Evacuação da Força Expedicionária Britânica em Dunquerque.

1942 - II Guerra Mundial. O general Rommel lança a ofensiva alemã no Norte de África.

1954 - É descoberto, no Egipto, o barco fúnebre do Faraó Keops.

1970 - Decorre, na Suíça, o I Encontro dos Núcleos da Acção Socialista Portuguesa no Estrangeiro. É aprovada a Declaração de Princípios do movimento na origem do PS.

1972 - OS EUA e a URSS assinam o acordo SALT-1 para limitação dos sistemas de mísseis inter-continentais e o Tratado Anti-Mísseis Balísticos.

1974 - O I Governo provisório fixa o primeiro Salário Mínimo Nacional em 3.300 escudos mensais, um mês após o 25 de abril, entrando em vigor a 27 de maio.

1979 - Israel devolve ao Egipto a soberania de El Arish, capital do Sinai, que ocupou durante 12 anos.

1983 – É criada a Reserva Ecológica Nacional.

1988 - O escritor português Vergílio Ferreira vence o Grande Prémio de Romance e Novela da APE.

1995 - Morre o cineasta norte-americano Friz Freeleng, 89 anos, criador da Pantera Cor-de-rosa.

2002 - O realizador Roman Polanski recebe a Palma de Ouro do Festival de Cannes pelo filme "O Pianista".

2003 - Os membros da Agência Espacial Europeia chegam a acordo sobre o programa europeu Galileo, sistema global de posicionamento por satélite.

- O livro de poemas "Duende", de António Franco Alexandre, é distinguido com o Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus.

2004 – É aprovada a proposta de Lei para a reestruturação dos serviços secretos.

- O FC Porto conquista o título da Liga dos Campeões Europeus.

2005 - O Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias condena Portugal por incumprimento na gestão e controlo das quotas de pesca entre 1994 e

1996.

- É inaugurado o Memorial da Paz, em Díli, Timor-Leste.

2006 – O Estado assina o acordo “Compromisso com a Saúde”, com a Associação Nacional de Farmácias. A propriedade das farmácias deixa de ser exclusiva dos licenciados e os hospitais públicos passam a ter farmácias concessionadas. Aplicação do acordo prevista para o primeiro trimestre de 2007.

- As forças de defesa timorenses, sob coordenação de tropas australianas, estabelecem um perímetro de segurança em Díli.

- O general Michael Hayden é confirmado diretor da CIA pelo Senado dos EUA.

- Morre José Marinho, 42 anos, pianista, compositor e maestro.

- A judoca portuguesa Telma Monteiro, líder da hierarquia mundial da categoria até 52 kg, sagra-se campeã da Europa, em Tampere, Finlândia.

2007 – Morre Edward Behr, 81 anos, jornalista e escritor britânico de origem francesa, colaborador das revistas “Life”, “Time” e “Newsweek”, autor de várias obras como a que serviu de tema ao filme “O Último Imperador”, do realizador italiano Bernardo Bertolucci.

2008 - O regime militar birmanês congratula-se por a constituição ter sido aprovada por mais de 92 por cento dos eleitores a nível nacional e por a participação no referendo ter atingido os 98 por cento. Oposição classifica referendo como uma "fraude"

- Morre o realizador de cinema Sydney Pollack, galardoado pela Academia de Hollywood, de cancro. O maior êxito de Pollack terá sido o filme de 1985 "Out of Africa" ("África Minha"), com Robert Redford e Meryl Streep, que conquistou os Óscares para Melhor Realizador e Melhor Filme.

2009 - Caso BPN. O antigo presidente do Banco, Oliveira Costa, é de novo ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito. Na sessão pública, Oliveira Costa desmente as declarações de Dias Loureiro.

- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeia a primeira juíza de origem hispânica, Sonia Sotomayor, para o Supremo Tribunal.

Sem comentários:

Enviar um comentário