1823 - D. Miguel desencadeia o movimento da Vilafrancada, para abolir a Constituição Liberal de 1822.
1860 - Forças pro-unificação da Itália, comandadas por Giuseppe Garibaldi, invadem a Sicília e ocupam Palermo.
1862 – Nasce Manuel Teixeira Gomes, escritor, diplomata, sétimo presidente da I República, figura determinante para o reconhecimento da República Portuguesa pelas potências europeias, em 1911.
1911 – É aprovado o primeiro Código da Estrada, em Portugal.
- Decreto que cria a Tutoria de Infância e a Federação Nacional dos Amigos e Defensores das Crianças, instituições de proteção à criança.
1936 - O paquete de luxo britânico Queen Mary começa a primeira viagem transatlântica.
1937 – Abre ao tráfego a Ponte Golden Gate de São Francisco.
1941 - II Guerra Mundial. O navio de guerra alemão Bismarck é afundado, ao largo de França.
1951 - Juan Domingo Peron é eleito presidente da Argentina.
1963 – Morre o escritor português Aquilino Ribeiro, autor de "Terras do Demo" e "Quando os Lobos Uivam".
- É publicado o álbum de Bob Dylan com a canção “Blowin'in the Wind”.
1964 - Morre o primeiro-ministro indiano Jawaharmal Pandita Nehru.
1974 – Entra em vigor o primeiro Salário Mínimo Nacional, fixado em 3.300 escudos mensais.
1977 - Tentativa de revolta armada em Luanda contra Agostinho Neto.
1985 - É inaugurada a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo.
- A China e o Reino Unido trocam os documentos que ratificam o acordo de devolução de Hong-Kong à República Popular da China em 1997.
1987 - O FC Porto conquista o título de Campeão Europeu de Futebol ao vencer o Bayern de Munique por 2-1.
1988 - O Senado norte-americano ratifica o tratado de eliminação de Forças Nucleares Intermédias (INF).
1990 - Jorge Sampaio é reeleito secretário-geral do PS, no final do IX congresso do partido.
1993 - Atentado à bomba no centro histórico de Florença, Itália, causa a morte a cinco pessoas e destrói património artístico da cidade.
1994 - Regressa à Rússia, após 20 anos de exílio, o escritor Alexander Soljenitsin, autor de "O Arquipélago de Gulag".
1996 - O Governo, a Liga de Clubes e a Federação Portuguesa de Futebol assinam o convénio da transferência das receitas do Totobola para pagamento das dívidas dos clubes às Finanças e à Segurança Social.
1997 - A NATO e a Rússia assinam, em Paris, a ata para a colaboração militar.
1999 – O Tribunal Internacional para a ex-Jugoslávia acusa Slobodan Milosevic de crimes contra a humanidade.
- O padre Vítor Melícias é convidado para Comissário de apoio do Estado português a Timor-Leste, no período de transição.
2003 - Morre o compositor italiano Luciano Berio, 77 anos, mestre da música contemporânea. Uma das suas últimas obras, "Interlínea", estreara-se na véspera, em Portugal.
2004 - Morre José Augusto Seabra, 66 anos, diplomata, Catedrático da Universidade do Porto, ex-deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, embaixador de Portugal na UNESCO.
- “Desassossego”, de Catarina Mourão, vence o I Festival de Cinema Documental de Lisboa.
2006 - Confrontos em Díli entre milícias de civis armados fazem uma dezena de feridos. O presidente timorense, Xanana Gusmão, convoca o Conselho de Estado e o Conselho Superior de Defesa e Segurança. A ONU retira o pessoal não essencial de Timor-Leste. A União Europeia manifesta preocupação e apela ao fim da violência.
- Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter abala a ilha indonésia de Java, causando perto de seis mil mortos, 38 mil feridos e cerca de 400 mil desalojados.
2007 - O primeiro-ministro, José Sócrates, inicia uma visita oficial de três dias à Federação Russa, em vésperas da presidência portuguesa da União Europeia.
- A Rádio Caracas Televisão, RCTV, o mais antigo canal privado de televisão da Venezuela, encerra à meia-noite, depois de o presidente Hugo Chávez ter decidido não renovar a licença da estação televisiva.
- O Sporting sagra-se vice-campeão do Grupo A da Taça dos Clubes Campeões Europeus em atletismo, disputada em Albufeira, com vitórias do Luch de Moscovo tanto em masculinos e femininos.
- O romeno Cristian Mungiu, com o filme "4 meses, 3 semanas e 2 dias", conquista a Palma de Ouro 2007 do Festival de Cinema de Cannes. O Grande Prémio da 60ª edição do festival de Cannes é atribuído a “Mogari No Mori”, da cineasta japonesa Naomi Kawase. O filme de animação “Persepolis”, uma adaptação da banda desenhada da francesa de origem iraniana Marjane Satrapi e narração da revolução islâmica de 1979, obtém o Prémio do Júri, ex aequo com “Silent Light”, do mexicano Carlos Reygadas.
2008 - A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspende a laboração de 22 padarias devido a "deficientes condições de higiene", incluindo "sujidade acumulada ao nível dos equipamentos, presença de parasitas e falta de sistemas de controlo de pragas"
- A Junta Militar da Birmânia (Myanmar) decide prolongar por mais 12 meses a prisão domiciliária, analisada todos os anos no final de maio, da líder da oposição Aung San Suu Kyi
- O rei Harald V e a rainha Sónia da Noruega iniciam uma visita de Estado de três dias a Portugal a convite do Presidente da República.
Sem comentários:
Enviar um comentário