18 de maio de 2011

Efemérides - 18 de maio

Principais acontecimentos registados no dia 18 de maio:

1605 - Filipe II de Portugal e III de Espanha reabre o Mosteiro de S. Vicente, em Lisboa, que mandara reedificar.

1836 - Nasce Wilhelm Steintz, fundador do xadrez moderno.

1890 – Inauguração da Estação Central do Rossio, em Lisboa.

1898 - Começam os trabalhos da Conferência da Haia, primeira reunião de representantes dos principais estados mundiais, para aprovação dos acordos sobre a guerra e a resolução pacífica de conflitos.

1911 - Morre o compositor austríaco Gustav Mahler, em Viena.

1920 - Nasce em Wadowice, cidade do extremo sul da Polónia próxima de Cracóvia, Karol Wojtyla, João Paulo II.

1942 – II Guerra Mundial. O New York Times noticia que as forças nazis assassinaram centenas de milhar de judeus da Polónia e dos Estados bálticos.

1944 - II Guerra Mundial. As forças Aliadas desalojam os alemães da localidade de Monte Cassino, em Itália.

- Nasce o escritor alemão W. G. Sebald, autor de "Vertigo", "Os Anéis de Saturno", "Os Emigrantes", "Austerlitz".

1958 – O comício de apoio à candidatura de Humberto Delgado, no Liceu Camões, em Lisboa, decorre sob a vigilância da PIDE e da polícia de choque.

1974 - Morre o professor Amorim Ferreira, presidente da Academia das Ciências de Lisboa.

- A Índia passa a sexta potência nuclear ao efetuar, no deserto do Rajastão, a primeira explosão subterrânea.

1980 – O vulcão de Santa Helena, no estado de Washington, EUA, entra em erupção, após 123 anos de inatividades. Morrem 57 pessoas.

1984 - O vice-primeiro-ministro e ministro português da Defesa Mota Pinto e o secretário norte-americano da Defesa Caspar Weinberger assinam o acordo que renova a presença dos EUA nos Açores.

1989 - A Venezuela vive a primeira greve geral dos últimos 50 anos. Um protesto contra a política governamental, pelo não pagamento da dívida externa do país.

1990 - Os governos da República Federal da Alemanha e da República Democrática Alemã assinam o tratado de união económica e monetária.

1993 - Os dinamarqueses votam a favor do Tratado de Maastricht da União Europeia.

1994 - O ex-presidente da Venezuela Carlos Andrés Pérez é preso por ordem do Supremo Tribunal, por suspeita de desvio de fundos públicos.

1995 - A comissão de relações exteriores do Senado norte-americano proíbe a venda de armas ligeiras à Indonésia.

1997 - Os filmes "A Enguia", de Shohei Imamura, do Japão, e "O Gosto da Cereja", de Abbas Kiarostami, do Irão, conquistam a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.

1998 - Maria José Ferro Tavares é eleita reitora da Universidade Aberta. É a primeira mulher a presidir uma universidade pública portuguesa.

1999 - O alpinista português João Garcia, 31 anos, atinge o cume do Monte Everest.

2001 - O Boavista sagra-se campeão nacional de futebol da época 2000-01, pela primeira vez na história do clube.

2003 - 92,46% dos eleitores eslovacos votam a favor da adesão à União Europeia.

2004 - Portugal e o Vaticano assinam a Concordata que acaba com o regime de isenção fiscal dos padres com profissões laicas e reconhece a especificidade da Universidade Católica Portuguesa.

2005 - Assassínio de Shaima Rezayee, 24 anos, apresentadora da televisão afegã.

2006 – São aprovadas novas regras de doação de órgãos, eliminando a proibição da doação em vida de órgãos regeneráveis, entre pessoas sem parentesco.

- É estabelecida a criação do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal.

- O Parlamento aprova a primeira iniciativa legislativa de cidadãos, permitindo que apenas os arquitetos possam assinar projetos relativos à sua atividade.

- Morre Ema Paul, 73 anos, atriz de teatro, viúva de Henrique Canto e Castro.

2007 - A Autoridade da Concorrência autoriza a compra da Portugália pela TAP.

- O ministro da Agricultura e primeiro vice-primeiro-ministro Estanislau da Silva é indigitado pela Fretilin para chefiar o 3º governo constitucional de Timor-Leste.

- A escritora Maria Gabriela Llansol vence o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores 2006, pela obra “Amigo e Amiga – Curso de Silêncio de 2004”.

- O escritor Ungulani Ba Ka Khosa ganha o Prémio de Literatura José Craveirinha 2007, o mais prestigiado galardão literário em Moçambique.

- Morre Pierre- Gilles de Gennes, 74 anos, físico francês, Prémio Nobel da Física 1991.

- Morre António Simões Monteiro, 64 anos, presidente da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional e diretor-geral da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação.

2008 - O Sporting conquista a Taça de Portugal em futebol, a segunda consecutiva

- O ABC conquista a nona Taça de Portugal em andebol do seu historial, ao derrotar na final o FC Porto por 32-26, em Guimarães

2009 - O presidente norte-americano, Barack Obama, volta a apoiar a criação de um Estado palestiniano na presença do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu. Obama exorta Israel a congelar os colonatos.

- A dirigente da oposição birmanesa, Aung San Suu Kyi, começa a ser julgada à porta fechada numa prisão de Rangum por ter recebido em sua casa um cidadão norte-americano.

Sem comentários:

Enviar um comentário