1607 - O capitão John Smith chega a Cabo Henry, na Virgínia, para estabelecer o primeiro colonato inglês permanente na América.
1915 – Grande Guerra 1914-18. O Reino Unido, a França e a Itália assinam a convenção secreta de aliança.
1933 - É criada a Gestapo, polícia política nazi, na Alemanha de Hitler, sob a direção de Hermann Goering.
1937 – Guerra Civil de Espanha. Bombardeamento de Guernica pela força aérea alemã, de Hitler, ao serviço das forças de Francisco Franco.
1938 – Holocausto. O regime nazi de Adolf Hitler confisca os bens de todos os judeus alemães.
1945 – II Guerra Mundial. Prisão de marechal Pétain, presidente do governo colaboracionista de Vichy, durante a ocupação nazi da França.
1947 - O Governo da ditadura portuguesa impede a legalização do MUD, Movimento de Unidade Democrática. A decisão só será comunicada no ano seguinte.
1964 - As nações africanas do Tanganica e Zanzibar unem-se para formar a Tanzânia.
1974 – O major Vítor Alves, responsável político da Comissão Coordenadora do MFA, apresenta o programa do Movimento, que contempla o fim da Guerra Colonial, o estabelecimento de um regime democrático e a garantia da liberdade.
1975 - O Partido Socialista é dado como vencedor nas eleições para a Assembleia Constituinte, com 116 deputados. O PPD garante 81 lugares no Parlamento, o PCP 30 e o CDS 16.
1984 – Morre o compositor, chefe de orquestra e pianista de jazz Count Basie, 79 anos.
1985 - Freitas do Amaral anuncia a candidatura à Presidência da República.
- Líderes do Pacto de Varsóvia assinam, na capital polaca, o protocolo que renova, até ao ano 2005, a validade do tratado fundador da aliança militar da Europa de Leste.
1986 - O filme “Um Adeus Português”, de João Botelho, conquista o Grande Prémio de Cinema e Televisão de Salsomagiore, em Itália.
- Desastre de Chernobyl. Um incêndio no reator IV da central nuclear da URSS causa centenas de vítimas e obriga a evacuação dos 135 mil habitantes da região.
1992 - Os Mujahedeen entram em Kabul, capital do Afeganistão.
1994 – Começam, na África do Sul, as primeiras eleições multirraciais, que se prolongarão até 29 de abril.
1995 – Inauguração da AutoEuropa. O primeiro veículo é concluído em maio.
1996 - A China, a Rússia, o Cazaquistão, o Tajiquistão e o Guirguistão assinam, em Xangai, China, o acordo de pacificação de fronteiras.
2001 - É lançado o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa.
2002 – Ataque armado de um adolescente, na escola secundária alemã de Erfurt, causa a morte de 16 pessoas.
2004 - O Tribunal Administrativo de Lisboa suspende as obras do túnel do Marquês do Pombal até à apresentação do estudo de impacte ambiental.
- Termina o processo sobre as fraudes das portagens da Brisa, com 32 penas suspensas e oito absolvições.
2005 - Relatório do Conselho Europeu das Doenças Cerebrais, apresentado no Parlamento Europeu, assegura que um em cada três portugueses sofre de distúrbios mentais, seja do foro psiquiátrico ou neurológico.
- A Síria comunica à ONU a “retirada total” do Líbano, depois de 29 anos de presença no território.
2006 – O relator da comissão de inquérito especial do Parlamento Europeu, Cláudio Fava, revela que mais de um milhar de voos secretos da CIA passou desde 2001 pelos aeroportos e espaço aéreo europeus.
2007 - É constituído o movimento cívico Regiões, Sim.
- Tribunal Europeu dos Direitos Humanos dá razão ao jornalista José Manuel Mestre, condenado por difamação por ter afirmado que o presidente do FC Porto, na altura também presidente da Liga de Clubes, era o “patrão dos árbitros”.
- Jorge Sampaio é nomeado alto representante da ONU para o Diálogo de Civilizações, pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.
- Os arquitetos madrilenos Luís M. Mansilla e Emílio Tuñón, com o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão, são distinguidos com o Prémio Mies van der Rohe 2007.
- Morre Jack Valenti, 85 anos, ex-presidente da Associação Norte-americana de Cinema, introdutor do sistema de classificação de filmes por idades.
2009 - Gripe A (H1N1). A Comissão Europeia diz que nenhum caso de gripe suína foi detetado na Europa. Os Estados Unidos decretam "estado de emergência de saúde pública".
- Canonização de Nuno Álvares Pereira. O Papa Bento XVI elogia, na saudação final da eucaristia, a generosidade de São Nuno, o Condestável, considerando-o exemplo de "igualdade fraterna" para a sociedade atual.
Sem comentários:
Enviar um comentário