15 de abril de 2011

Efemérides - 15 de abril

Principais acontecimentos registados no dia 15 de abril:

1452 – Nasce Leonardo Da Vinci.

1516 - Isabel de Aragão, mulher de D. Diniz, é beatificada por Leão X.

1581 - Filipe II de Espanha é aclamado Rei de Portugal com o nome de Filipe I.

1715 - Prússia, Saxónia, Polónia, Hanover e Dinamarca constituem a aliança contra a Suécia.

1861 – Guerra Civil dos EUA. O presidente Abraham Lincoln declara o estado de insurreição, três dias depois da tomada do Forte Sumter, na Carolina do Sul, pelas forças confederadas.

1891 - É constituída a Companhia do Katanga, para explorar os depósitos de cobre no Congo belga.

1912 – Estabelecimento da Escola de Aeronáutica Militar em Vila Nova da Rainha, Azambuja.

1913 - Em Spezia, na Itália, é entregue à Armada portuguesa o submarino Espadarte, primeira unidade do género da Marinha de Guerra nacional.

1923 - A insulina, descoberta pelo investigador canadiano Frederick Banting, é colocada em circulação para uso generalizado dos diabéticos.

1942 – II Guerra Mundial. A artilharia japonesa destrói posições norte-americanas em Corregidor, Filipinas.

1945 - II Guerra Mundial. Holocausto. Forças britânicas libertam o campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, antes apresentado como “campo de repouso”, pelos nazis. Encontram 40 mil sobreviventes das cerca de 300 mil pessoas que aí foram presas.

1947 - O DN revela a transferência, para o campo de concentração do Tarrafal, dos responsáveis pelas lutas operárias do início do mês, nos portos de Lisboa.

1959 – Fidel Castro visita os EUA.

1960 - É proclamada a independência da República do Congo-Brazaville.

1964 - O marechal Castelo Branco toma posse como presidente do Brasil, no contexto do golpe militar de 31 de março, que derrubara João Goulart.

1975 - Os transportes aéreos portugueses são nacionalizados, constituindo-se a TAP, EP.

1976 - É criada a empresa pública Petrogal, resultante da fusão da Sacor, Cidla, Sonap e Petrosul.

1979 - Um sismo com a magnitude 7,2 na escala de Richter sacode a costa adriática na manhã de Páscoa. Morrem 235 pessoas na Jugoslávia e na Albânia.

1980 - Morre, em Paris, o filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre, 74 anos.

1981 – A jornalista Janet Cooke do Washington Post devolve o Prémio Pulitzer que recebera dois dias antes, declarando falsa a reportagem sobre um jovem de 08 anos viciado em heroína, que lhe garantira a distinção.

1982 - Cinco muçulmanos fundamentalistas são executados no Cairo, depois de condenados pelo assassínio do presidente egípcio Anwar el Sadat.

1986 - Forças norte-americanas desencadeiam ataques aéreos sobre Tripoli e Benghazi, na Líbia. A Líbia ataca o centro de telecomunicações dos EUA na ilha italiana de Lampedusa.

- Morre o escritor francês Jean Genet, 75 anos.

1989 – Primeiras manifestações de protesto dos estudantes chineses do movimento Pró-democracia, após a morte do líder comunista Hu Yaobang.

- Incidentes no decurso de um jogo de futebol no estádio britânico de Hillsborough, Sheffield, provocam a morte a 95 pessoas.

1990 - Morre a atriz de origem sueca Greta Garbo, 84 anos.

1991 - O provedor de Justiça português apresenta ao Parlamento um relatório que inclui três mil queixas contra o Estado e os seus serviços.

- 39 países, entre os quais Portugal, inauguram o Banco para a Reconstrução e Desenvolvimento, BERD.

1992 - Carlo de Benedetti, homem forte da Olivetti, é condenado a seis anos e quatro meses de prisão por responsabilidade na falência do Banco Ambrosiano, em Itália.

1993 - Giulio Andreotti sete vezes primeiro-ministro de Itália, comparece perante a comissão do Senado que vai decidir se lhe retira ou não a imunidade parlamentar, perante as acusações que o ligam à máfia.

1994 - É assinado o Acordo do Uruguay Round, negociado nos últimos sete anos, no âmbito do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), que dará origem à organização Mundial do Comércio em 1996.

1996 - Morre a atriz portuguesa Beatriz Costa, 88 anos.

- O Prémio Camões é atribuído ao ensaísta Eduardo Lourenço, pelo conjunto da sua obra.

1997 - Um incêndio num acampamento de peregrinos, nos arredores de Meca, causa a morte de 600 pessoas e deixa duas mil feridas.

1998 – Morre Pol Pot, 73 anos, o líder dos Khmer Vermelhos, no Cambodja, responsável pelo massacre de mais de 1,7 milhões de pessoas, nos anos de 1970.

2000 - Morre o ator português Henrique Santos, 87 anos.

2001 - Morre Joey Ramone, 49 anos, líder da banda “punk” Ramones.

2003 - O Governo português aprova as novas regras para a Adopção, que entrarão em vigor a 22 de setembro.

- O general chileno Manuel Contreras Sepúlveda, fundador e chefe da polícia secreta do ex-ditador Augusto Pinochet, é condenado a 15 anos e um dia de prisão pelo sequestro de um opositor do regime.

- Guerra do Iraque. Saque da Biblioteca de Bagdad e do Museu Nacional.

2004 - Trabalhadores da Bombardier manifestam-se contra o fecho da fábrica.

2005 - Inauguração oficial da Casa da Música, com o concerto de gala pela Orquestra Nacional do Porto, e a estreia de obras de António Pinho Vargas, Nuno Corte Real, José Júlio Lopes e Tomás Henriques.

- O incêndio num hotel de Paris causa a morte de 21 pessoas.

2006 - As seleções portuguesas de homens e mulheres alcançam o segundo e terceiro lugares na Taça da Europa de 10.000 metros, em Antalya, na Turquia.

- Os judocas portugueses obtêm três medalhas de prata e de bronze, no primeiro dia de competição da Taça do Mundo, em Lisboa.

2007 - A atleta portuguesa Vanessa Fernandes vence a segunda prova da Taça do Mundo de triatlo, no Japão.

- O realizador Hugo Vieira da Silva é distinguido com o Prémio de Melhor Realizador no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, com a primeira longa-metragem “Body Rice”.

– Morre Brant Parker, guionista e desenhador de banda desenhada norte-americano, coautor da série “Wizard of Id”.

- Morre Maria Antonietta Macciocchi, 84 anos, política da esquerda italiana, jornalista e historiadora.

2008 - O Papa Bento XVI, na sua primeira viagem aos Estados Unidos, afirma sentir "profunda vergonha" pelo escândalo de abuso sexual de menores envolvendo padres católicos norte-americanos e promete tudo fazer para que pedófilos não possam tornar-se padres

- Os deputados franceses aprovam um projeto-lei que prevê a punição, pela primeira vez, com uma pena de prisão de até dois anos, de possíveis estímulos à anorexia, uma doença que atinge cerca de 40 mil franceses, sobretudo adolescentes

2009 – Morre João Maria dos Reis Pereira, irmão do poeta e desenhista vila-condense José Régio. Autor de um livro de poemas, "Diário", editado em 1953, João Maria dedicou-se também, ao longo da sua vida, ao estudo da história de Vila do Conde, 86 anos.

2010 - A erupção de um vulcão no sul da Islândia provoca o degelo do glaciar Eyjafjallajokull. Uma enorme nuvem de cinzas causa a maior perturbação no tráfego aéreo na Europa desde os ataques de 11 de setembro de 2001

- Morre, aos 88 anos, o linguista Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca, autor de "O Português Fundamental" e de "Português entre as Línguas do Mundo"

- Morre o escritor e ativista político cubano Carlos Franqui, importante figura da Revolução Cubana que mais tarde se tornou num dos maiores críticos de Fidel Castro, aos 89 anos, em Porto Rico.

Sem comentários:

Enviar um comentário