1598 - Henrique IV de França assina o Édito de Nantes, permitindo a liberdade de culto aos protestantes, no país.
1695 - Morre o escritor francês Jean de La Fontaine, autor das “Fábulas”.
1742 – Estreia de “O Messias”, de Handel, em Dublin, Irlanda.
1743 – Nasce Thomas Jefferson, estadista, autor da Declaração da Independência dos Estados Unidos e terceiro presidente norte-americano.
1846 - É inaugurado o Teatro Nacional de D. Maria II, em Lisboa, criado por Almeida Garrett.
1848 - A Sicília torna-se independente de Nápoles.
1850 - Nasce António Campos Júnior, escritor, autor do drama onde pela primeira vez se cantaria a marcha patriótica “A Portuguesa”, de Alfredo Keil.
1851 - Nasce, em Lisboa, o químico Emílio Dias.
1870 – Abertura do Metropolitan Museum, Nova Iorque.
1906 – Nasce o escritor irlandês Samuel Beckett, Nobel da Literatura, autor de “À Espera de Godot”.
1918 - A Junta Militar de Sidónio Paes repõe o regime de censura prévia, revogado pelos governos iniciais da I República.
1939 - A França e o Reino Unido asseguram a independência da Roménia.
1943 - É promulgada a Lei de Nacionalização de Capitais, com a qual o Governo de Oliveira Salazar pretende reservar a exploração de sectores estratégicos da economia nacional.
1961 - Tentativa de golpe contra a ditadura portuguesa, liderada por Botelho Moniz. O ministro da Defesa confia na demissão de Oliveira Salazar, pedida a Américo Thomaz.
1964 – O ator norte-americano Sidney Poitier é o primeiro negro distinguido com o Óscar de melhor ator, pelo desempenho em “Lillies of the Field”.
1975 - A luta entre muçulmanos e cristãos, no Líbano, dá início à longa guerra civil.
1976 - Morre Bertha Rosa Limpo, 78 anos, autora do “Livro de Pantagruel”, clássico da culinária portuguesa.
1986 – João Paulo II é o primeiro pontífice a visitar a Sinagoga de Roma.
1987 – É assinado, em Pequim, o acordo para a transferência da soberania de Macau para a China, em dezembro de 1999, pelo primeiro-ministro português, Cavaco Silva, e o homólogo chinês Zhao Zyang.
1989 - Morre António Ferreira Gomes, 83 anos, antigo Bispo do Porto que confrontara Oliveira Salazar com a pobreza do país. Uma carta do bispo ao ditador esteve na base da sua expulsão de Portugal em 1958.
1990 – A URSS reconhece a responsabilidade no massacre das forças polacas na Floresta de Katyn, durante a II Guerra Mundial.
1992 - Nelson Mandela, presidente do ANC, anuncia oficialmente a separação da mulher, Winnie Mandela, implicada no assassínio de jovens negros.
1995 - Termina, em Matosinhos, o I Congresso Mundial da Voz.
1997 - António Pinto vence, pela segunda vez, a maratona de Londres, estabelecendo o melhor tempo mundial do ano.
2000 - Portugal conquista a Medalha de Ouro do 28º Salão Internacional de Invenções de Genebra, com um conjunto de jogos de cartas para estimular a aprendizagem da Matemática.
2003 - O genoma humano é descodificado a 99,99%. Cientistas de seis países apresentam a descoberta da sequência a que chamam “o livro da vida”.
- Morre o escritor açoriano Pedro da Silveira, 70 anos.
2004 - Gastão Cruz é distinguido com o Grande Prémio de Poesia da APE, pela obra “Rua de Portugal”.
2005 - A Alta Autoridade para a Comunicação Social aprova a venda da Lusomundo Media à Controlinveste.
- O Parlamento Europeu dá “luz verde” à adesão da Roménia e da Bulgária a 01 de janeiro de 2007.
2006 – Aprovação do novo regime dos manuais escolares.
- A coligação vencedora das legislativas em São Tomé e Príncipe, MDFM-PCD, denuncia a existência de “fraude eleitoral” na recontagem dos votos a favor do MLSTP-PSD, partido no poder.
2007 - O ministro da Saúde, Correia de Campos, assina com os autarcas do distrito de Bragança o protocolo sobre urgências médicas que prevê um regime de exceção transitório, como alternativa ao encerramento dos SAP nos centros de saúde.
- O ex-presidente socialista da Câmara de Famalicão Agostinho Fernandes é condenado a cinco meses de prisão pelo crime de violação das normas de execução orçamental, mas a pena é substituída por multa.
- A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste deteta “irregularidades muito graves” nas presidenciais de 09 de abril e admite a repetição parcial da votação. José Ramos Horta junta-se aos cinco candidatos que pediram a suspensão da contagem dos votos.
- Toma posse o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Martinho Ndafa Cabi.
- O Supremo Tribunal italiano absolve Patrick Head, ex-director técnico da Williams, no caso da morte do piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna, pelo facto de o crime de homicídio involuntário já ter prescrito.
- O Grande Prémio de Literatura DST é atribuído à escritora Filomena Marona Beja.
- A artista portuguesa Isabel Simões vence a edição 2007 do Prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores.
- Uma caricatura do presidente da Rússia, Vladimir Putin, do cartoonista sueco Riber Hansson, vence o Grande Prémio do World Press Cartoon Sintra 2007. A ilustradora portuguesa Cristina Sampaio vence o prémio de melhor cartoon editorial com uma obra sobre a imigração ilegal e a União Europeia.
- Morre Hans Koning, 85 anos, escritor e ensaísta norte-americano de origem holandesa.
2008 - O luso-britânico Robert Murat, a primeira pessoa a ser constituída arguida no processo de investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann, pede indemnizações recordes por difamação a vários órgãos de comunicação social britânicos, revela o The Observer
- A portuguesa Yahima Ramirez conquista a medalha de bronze da categoria de -78 kg no Campeonatos da Europeus de judo, a decorrer em Lisboa
2010 - Morre, aos 84 anos, em Lisboa, o poeta e dramaturgo Jaime Salazar Sampaio
- Morre o realizador alemão Werner Schroeter, premiado em Berlim e em Veneza, aos 65 anos na Alemanha, vítima de doença prolongada.
Sem comentários:
Enviar um comentário