1384 - Trava-se a Batalha dos Atoleiros, com Espanha, no âmbito da guerra pela independência portuguesa.
1385 - João I, Mestre de Avis, é aclamado rei de Portugal.
1528 – Morre o pintor e gravador renascentista alemão Albert Durer, amigo do humanista português Damião de Góis.
1814 - Luís XVIII sobe ao trono, restaurando a monarquia francesa.
1835 - É promulgado o decreto de Maria II que cria a Beneficência Pública.
1838 - Morre José Bonifácio de Andrade e Silva, um dos heróis da independência do Brasil.
1897 - O Sultão de Zanzibar decreta a abolição da escravatura.
1909 - O almirante norte-americano Robert Peary e o explorador Mathew Henson são as primeiras pessoas a atingirem o Pólo Norte.
1917 – Grande Guerra 1914-18. O Congresso norte-americano declara guerra à Alemanha.
1941 - II Guerra Mundial. Tropas alemãs invadem a Grécia e a Jugoslávia. É ordenada a deportação de mais de 150 mil judeus, residentes nos dois países.
1944 – II Guerra Mundial. Holocausto. As forças SS de Adolf Hitler, na França ocupada, fazem um “raid” nas principais cidades, para a captura de crianças judias. Serão deportadas.
1945 – É lançado o jornal Mundo Desportivo.
1961 – Crise Estudantil. Começa a greve na Universidade de Lisboa, após nova proibição do Dia do Estudante. Entre os líderes associativos destaca-se o aluno de Direito Jorge Sampaio.
1962 - Portugal assina, em Genebra, o protocolo de adesão ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio, GATT, que irá dar origem à Organização Mundial do Comércio.
1968 - Começa a chamada Primavera de Praga, na Checoslováquia, levantamento contra o regime fiel a Moscovo.
1971 – Morre o compositor russo Igor Strawinsky, autor de “Sagração da Primavera”, “Pássaro de Fogo”, “Petroushka”, “Anon”.
1972 - O Egipto corta relações com a Jordânia, pela proposta do rei Hussein de criar um novo Estado palestiniano.
1991 - O Iraque aceita a resolução 687 da ONU, sobre o cessar-fogo no Golfo, que retira ao país a capacidade de agressão.
1992 - Morre o escritor Isaac Asimov, 72 anos, mestre da ficção científica.
1994 - A morte violenta, no aeroporto de Kigali, do presidente do Ruanda, Juvénal Habyarimana, desencadeia o genocídio de cerca de 800 mil pessoas de etnia tutsi.
1999 - Começa a cimeira de Ramboulliet, França, para a paz na província albanesa da Jugoslávia.
2000 - Morre o empresário português Manuel Boullosa, 94 anos.
- É aprovado o diploma que reorganiza a investigação criminal, atribuindo à PSP e à GNR a investigação da pequena criminalidade.
2001 – Termina, no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, o julgamento das FP 25, com a absolvição dos quase 70 réus e a condenação de apenas quatro, dos chamados "arrependidos".
2002 - Toma posse o XV Governo Constitucional, formado pela coligação PSD-CDS/PP, liderado pelo social-democrata Durão Barroso.
2003 - O Governo português apresenta a reforma da tributação do património.
2004 - Combates entre as forças da coligação e milícias xiitas, no Iraque, fazem 126 mortos. A milícia de Moqtada al-Sadr domina Najaf, a capital xiita.
2005 - Morre o príncipe Rainier do Mónaco, 81 anos. Sucede-lhe o filho Alberto.
2006 - O Ministério da Saúde propõe a proibição de fumar em recintos fechados frequentados pelo público e o aumento da idade mínima para aquisição de produtos de tabaco para 18 anos.
- A Polícia Judiciária efetua buscas às instalações da Câmara Municipal de Oeiras, na sequência da auditoria externa pedida pela ex-presidente da autarquia Teresa Zambujo.
2007 - O Grupo Intergovernamental de Peritos sobre a Evolução do Clima alerta que cerca de 20 a 30 por cento das espécies vegetais e animais correm o risco de desaparecer se o aumento da temperatura mundial passar de 1,5 para 2,5 graus centígrados.
- A judoca portuguesa Telma Monteiro revalida o título de campeã europeia da modalidade.
- Morre Luigi Comencini, 90 anos, realizador italiano, um dos criadores da chamada comédia italiana, Urso de Prata no Festival de Berlim, com “Pão, Amor e Fantasia” (1953).
2008 - O Presidente cessante Filip Vujanovic é reeleito com 52,8% dos votos nas primeiras eleições presidenciais no Montenegro, desde que a ex-República jugoslava se separou da Sérvia, segundo estimativas do CEMI, uma organização que observa as eleições
- Quarenta e dois estudantes da universidade de Mossul, raptados por desconhecidos armados a sul da cidade, são libertados horas depois, encontrando-se a salvo
- O partido no poder no Zimbabwe rejeita a proposta da oposição para formar um governo de união nacional e pede à Comissão Eleitoral uma recontagem dos boletins de voto da presidencial de 29 de março
2009 – Um sismo na região de Abruzzo, sob a cidade de Áquila, no centro de Itália, causa perto de três centenas de mortos e de 1.500 feridos e mais de 58.000 desalojados.
2010 - Fortes chuvadas e intempéries no Rio de Janeiro levam à declaração do estado de calamidade pública.
- Quase dois anos e meio depois do lançamento, o projeto de rede elétrica inteligente da EDP InovGrid arranca em Évora, cidade "piloto" escolhida para a instalação de 31 mil contadores inteligentes que permitem mais comunicação cliente empresa
- Morre José Cavaleiro, secretário-geral do Comité Paralímpico Português (CPP), vítima de doença prolongada
- Morre o ator Corin Redgrave, irmão das atrizes Vanessa e Lynn Redgrave, aos 70 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário