636 - Morre Isidoro de Sevilha, autor do “Livro das Timologias”, principal fonte do enciclopedismo medieval.
1264 - Morre, em Sevilha, Afonso X, O Sábio, Rei de Castela e de Leão, avô de D. Dinis, figura-chave na pacificação da Península, autor das “Cantigas de Santa Maria” e do “Livro das Leis” ou das “Sete Partidas”, primeira matriz jurídica portuguesa.
1388 - João I doa o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, aos dominicanos.
1618 - Cardeal de Richelieu é exilado em Avignon, acusado de intrigas junto da rainha-mãe de França, Maria de Médicis.
1817 - Morre, em Paris, André de Massena, Duque de Rivoli e Marechal de França, que comandou a terceira invasão francesa de Portugal.
1819 - Nasce D. Maria II, no Rio de Janeiro.
1849 – Morre Mouzinho da Silveira, em Lisboa.
1931 - Revolta da Madeira contra a ditadura portuguesa, sob o comando do general Sousa Dias.
- É fundado o Diário da Manhã, órgão oficial da União Nacional, partido único do Estado Novo.
1943 - Holocausto. Abre a câmara de gás nº5 do campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia ocupada pelas forças nazis de Adolf Hitler.
1945 - Independência da Hungria.
1947 - Começa a greve no sector da construção naval, em Lisboa. O ditador Salazar ordena o assalto da polícia.
1949 - É assinado, em Washington, o Tratado do Atlântico Norte (OTAN/NATO) pelos EUA, França, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Itália, Dinamarca, Noruega, Islândia, Canadá e Portugal.
1960 - Independência do Senegal.
1968 – Assassínio do pastor protestante Martin Luther King, líder da defesa dos direitos cívicos dos negros norte-americanos.
1969 - Médicos do hospital de Houston, Texas, implantam, pela primeira vez, um coração artificial num homem de 43 anos. O paciente sobreviveria quatro dias.
1972 - Os EUA reconhecem a independência do Bangladesh.
1973 - Começa, em Aveiro, o III Congresso da Oposição Democrática, sob forte vigilância da PIDE, polícia política da ditadura.
1990 - A escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen é distinguida com o Grande Prémio de Poesia Inasset-Inapa.
1991 - O MPLA e a UNITA iniciam, em Portugal, negociações para a paz em Angola.
1996 - O FBI captura um antigo professor de matemática norte-americano, suspeito da autoria dos atentados assinados por Unabomber, culminando 17 anos de investigações.
2001 - Vladimir Voronine, líder do Partido Comunista, é eleito
Presidente da República da Moldova.
2002 - É assinado o Memorando de Entendimento que põe fim a 27 anos de guerra civil, em Angola.
- Oito elementos da Brigada de Trânsito da GNR são detidos em Faro por suspeita de crimes de extorsão e corrupção.
2003 - O ministro português das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente Isaltino Morais demite-se, quando confrontado com a existência de contas bancárias não declaradas, na Suíça. Sucede-lhe Amilcar Theias.
2004 - São feridos três soldados da GNR, em Nasiriyah, no Iraque. No sul do país começa o levantamento xiita do líder radical Moqtada al-Sadr.
- O Governo espanhol dá por desarticulado o “núcleo central” do comando que cometeu os atentados de 11 de Março, em Madrid.
2005 - O arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, é eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
- Passa a ser proibida a venda de tabaco a menores de 16 anos.
2006 – Morrem Rosi Burguete, 59 anos, produtora de cinema, audiovisual e teatro, e Galileu Moura, 77 anos, antigo jogador do Sporting.
- A França é abalada por uma greve geral e nova vaga de protestos à entrada em vigor do Contrato do Primeiro Emprego.
- O antigo presidente iraquiano Saddam Hussein é acusado pela primeira vez de genocídio, na sequência da morte de milhares de curdos no final da década de 1980 no Norte do Iraque.
2007 - Confrontos entre apoiantes de partidos rivais, durante ações de campanha para as presidenciais em Timor-Leste, causam pelo menos 19 mortos.
- A investigadora portuguesa Patrícia Castro, do Instituto de Imunologia Molecular da Universidade do Porto – IPATIMUP, vence o III Prémio Sérgio Vidal, atribuído pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.
- Morre Bob Clark, 67 anos, realizador norte-americano, dirigiu “Uma História de Natal”, um dos clássicos do cinema norte-americano.
2008 - Mais de 160 países acordam num plano de trabalho para reduzir as emissões poluentes do transporte aéreo e marítimo, e chegar antes do final de 2009 a um novo acordo mundial em substituição do Protocolo de Quioto
2009 – Na Cimeira da NATO em Estrasburgo, Anders Fogh Rasmussen, primeiro-ministro dinamarquês, é eleito secretário-geral, cargo a assumir a 01 de agosto.
2010 - Bombistas suicidas matam 42 pessoas ao fazerem explodir três veículos armadilhados junto às embaixadas do Irão, Egipto, Síria, Alemanha e Espanha em Bagdad.
Sem comentários:
Enviar um comentário