1910 – Abertura ao público do Edifício Chiado em Coimbra (no centro da Baixa da cidade), como filial dos grandes armazéns do Chiado em Lisboa.
1920 - O Comando Supremo Aliado, resultante dos vencedores da I Grande Guerra, atribui ao Reino Unido os mandatos da Mesopotâmia e Palestina, e à França os da Síria e do Líbano.
1945 - Delegados de 45 países iniciam a conferência de São Francisco, nos EUA, que levaria à assinatura da Carta das Nações Unidas.
1974 - Às 00:20, é transmitida a senha da Operação Fim do Regime, no programa Limite da Renascença: “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso. Horas depois, a Escola Prática de Santarém, comandada por Salgueiro Maia, ocupa o Terreiro do Paço e, mais tarde, o Largo do Carmo. Ao fim da tarde, o presidente do Governo, Marcello Caetano, rende-se.
- A da primeira Lei da II República Portuguesa destitui o presidente Américo Thomaz e Marcello Caetano, dissolve a Assembleia Nacional e o Conselho de Estado.
- Reunião do Quartel da Pontinha. Os oficiais Vítor Alves, Franco Charais, Vítor Crespo e Costa Martins fazem prevalecer o programa do MFA perante António de Spínola e a recém-formada Junta de Salvação Nacional.
1975 - Eleições para a Assembleia Constituinte com uma taxa de participação de 91,7%. São as primeiras eleições livres, por sufrágio universal, sem constrangimento de estatuto social, nível de instrução ou sexo. O PS obtém 37,9% dos votos, o PPD 26,4%, o PCP 12,5%, o CDS 7,6%, o MDP-CDE 4,1% e a UDP 0,7%.
1976 - Eleições legislativas em Portugal. O PS obtém 35% dos votos, o PPD 24%, o CDS 15,9%, o PCP 14,6% e a UDP 1,7%.
1978 - A África do Sul aceita o plano ocidental de independência do Sudoeste Africano, a Namíbia, com base num governo de maioria negra.
1979 - Entra em vigor o Tratado de Paz do Médio Oriente. Representantes egípcios e israelitas trocam documentos de ratificação em Kisheid, no Sinai.
1980 - O presidente dos EUA James Carter comunica o malogro da operação militar para a libertação dos reféns norte-americanos no Irão, realizada na véspera.
1983 – Eleições legislativas em Portugal dão a vitória ao PS.
- O dirigente sindical polaco Lech Walesa regressa ao trabalho nos estaleiros de Gdansk.
1990 - Os astronautas do vaivém espacial norte-americano Discovery colocam em órbita o telescópio Hubble.
1992 – Extremistas islâmicos tomam a capital do Afeganistão, Kabul.
1994 - Um grupo de militares da minoria tutsi tenta derrubar pela força o Governo do Burundi num golpe dominado pelas autoridades hutus.
1995 - Morre a atriz norte-americana Ginger Rogers, Virginia Katherine McNath, 83 anos.
1996 - O Governo israelita retira do programa a cláusula que se opunha à criação de um Estado palestiniano.
1997 – É inaugurado o monumento ao 25 de abril, da autoria do escultor João Cutileiro, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.
2003 - Morre o general Manuel Themudo Barata, 83 anos, presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e da Comissão Portuguesa de História Militar.
2004 - Idanha-a-Nova recebe o prémio da Associação Europeia para a Conservação do Património e da National Geographic, pela preservação do património geológico.
- João Paulo II beatifica Alexandrina da Costa, a Santa de Balasar.
2005 - Roménia e Bulgária assinam o Tratado de Adesão à União Europeia. Alargamento concretizar-se-á a 01 de janeiro de 2007.
2006 - Os ministros da Agricultura dos 25 chegam a acordo sobre o financiamento comunitário a 50 por cento dos prejuízos dos avicultores atingidos pela quebra do consumo resultante da chamada gripe das aves.
2007 - É inaugurado o Túnel do Marquês, em Lisboa, dois anos e meio depois da data prevista.
- Entra em funcionamento o centro de atendimento Saúde 24 – 808 24 24 24.
- Uma equipa de astrónomos europeus apresenta a descoberta de um novo planeta fora do sistema solar, com características semelhantes à Terra.
- O pintor sevilhano Luís Gordillo é galardoado com o Prémio Velázquez de Artes Plásticas, atribuído pelo Governo espanhol.
- Morre Alan Ball, 61 anos, antigo futebolista inglês, jogador da selecção de Inglaterra que venceu o Mundial de 1966.
- Morre Carmem Costa, 86 anos, cantora brasileira.
2008 - A União Europeia reafirma em Pequim que o Tibete faz parte de China, indicou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, à saída de um encontro com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao
2009 – Gripe A (H1N1). OMS alerta para o "potencial pandémico" de novo vírus da gripe e recomenda aumento da vigilância. As autoridades sanitárias dos Estados Unidos admitem que o vírus já não pode ser contido.
- Morre Tomaz Jorge, poeta angolano, vítima de doença prolongada. Integrou em 1950 o movimento literário nacionalista "Vamos Descobrir Angola", ao lado de outros intelectuais como Agostinho Neto, António Jacinto e Viriato da Cruz, motivo que o levou à cadeia várias vezes, 81 anos.
2010 - O Benfica conquista, pela primeira vez na sua história, a Taça UEFA de futsal, ao bater na final os detentores do título, os espanhóis do Interviu Madrid, por 3-2, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário