29 de março de 2011

Efemérides - 29 de março

Principais acontecimentos registados no dia 29 de março:

1520 - D. Manuel I concede foral a Celorico de Basto.

1549 - O primeiro Governador do Brasil, Tomé de Sousa, chega à Baía-de-Todos-os-Santos, acompanhado do padre Manuel da Nóbrega.

1809 - Invasões francesas. Desastre da Ponte das Barcas, no Porto, na fuga da população ao ataque do exército francês do general Soult.

1830 - É criada a Escola de Medicina Veterinária.

1907 – Sai o primeiro número do jornal regional Algarve.

1911 - O Governo da I República alarga o ensino infantil, primário e normal a ambos os sexos.

1941 - II Guerra Mundial. Início do funcionamento do Comissariado para os Assuntos Judaicos em França, entre o Governo de Vichy e as forças nazis de ocupação.

1942 – Holocausto. Começa a deportação dos judeus franceses para o campo de extermínio nazi de Auschwitz.

1946 - É estabelecida a Constituição da Costa do Ouro, primeira colónia britânica em África, com maioria negra no parlamento.

1951 – Os norte-americanos Julius e Ethel Rosenberg são acusados de espionagem nuclear a favor da URSS.

1954 - São criadas a Junta de Energia Nuclear e a Comissão de Estudos de Energia Nuclear.

1963 - A França lança à água o primeiro submarino nuclear do país.

1971 – O tenente norte-americano William Calley é condenado pela morte de civis, no massacre de My Lai, no Vietname.

1973 - As últimas tropas norte-americanas abandonam o Vietname do Sul.

1974 – Oito membros da Guarda Nacional dos EUA são condenados pela morte de estudantes que se manifestavam contra a Guerra do Vietname, na Universidade do Kent, Ohio, a 04 de maio de 1970.

1981 - O general Roberto Viola assume a presidência da ditadura argentina sucedendo ao general Jorge Videla.

1985 - Portugal atinge o acordo final, em Bruxelas, para a adesão à Comunidade Económica Europeia.

- É inaugurada a Mesquita de Lisboa.

1989 - O escritor português João de Melo recebe o Grande Prémio de Romance e Novela da APE pela obra "Gente Feliz com Lágrimas".

1990 - Morre o compositor e regente Alain Oulman, 61 anos.

1991 - A pintora de origem portuguesa Maria Helena Vieira da Silva recebe a Legião de Honra de França.

1994 - Começa, em Milão, o julgamento de Bettino Craxi, ex-líder do Partido Socialista italiano, acusado de corrupção e financiamento ilegal do partido.

1998 - É inaugurada a ponte Vasco da Gama, em Lisboa.

1999 – O índice Dow Jones da Bolsa de Nova Iorque fecha, pela primeira vez, acima dos 10.000 pontos, situando-se nos 10.006,78.

2002 - Israel lança a operação "Muralha Defensiva" contra ataques de comandos palestinianos, declara o líder da OLP Yasser Arafat inimigo do país e envia as tropas para o cerco de Ramallah.

2003 - Morre, em Banguecoque, o primeiro médico a identificar a Síndrome Respiratória Aguda Severa, o italiano Carlo Urbani, vítima da doença.

2004 - A NATO é alargada a 26 países, com a entrada da Bulgária, Estónia, Letónia e Lituânia, Roménia, Eslováquia e Eslovénia.

- A sonda Mars Express deteta a presença de metano na atmosfera de Marte.

2005 - O Grande Prémio de Literatura ITF/DST, de Braga, é atribuído a “Fantasia para dois Coronéis e uma Piscina”, de Mário de Carvalho.

2006 – Portugal candidata-se a membro fundador do novo Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

- Hamas assume o Governo palestiniano com a tomada de posse de Ismail Haniyeh, como primeiro-ministro.

- O Conselho de Segurança da ONU dá 30 dias ao Irão para suspender o programa de enriquecimento de urânio.

- O antigo presidente liberiano Charles Taylor, acusado de crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial da ONU para a Serra Leoa, é capturado na fronteira da Nigéria com os Camarões.

2007 - É aprovada, na generalidade, a proposta de lei do governo sobre a tributação automóvel.

- É aprovada a reclassificação do Palácio de Belém, sede da Presidência da República, e de todo o seu conjunto intramuros como monumento nacional.

- José Penedos é reconduzido na presidência da REN - Redes Energéticas Nacionais.

- João Marques da Cruz é exonerado do cargo de presidente do ICEP Portugal.

- O antigo presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso é nomeado curador da Fundação Champalimaud.

- O projeto de uma ponte pedonal entre Porto e Gaia, junto à atual Ponte D. Luís I, desenvolvido por alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, vence o Prémio Secil Universidades/2006.

- Morre Maria Sidónio, 86 anos, atriz, cantora e ceramista.

2008 - O presidente cubano, Raúl Castro, que continua a apostar em reformas na ilha, permite, através de um anúncio feito pela empresa telefónica estatal, a posse de telemóveis, a título pessoal, pelos cubanos

- No Zimbabué, cerca de 5,9 milhões de eleitores são chamados a votar para decidir se Robert Mugabe permanece no poder, depois de ter exercido a presidência durante mais de um quarto de século.

- Da Austrália aos Estados Unidos, edifícios públicos ou particulares e locais centrais de 35 cidades apagam as luzes, às 20:00 locais, aderindo à iniciativa “Earth Hour”, que pretende alertar para as alterações climáticas

- O desabamento do edifício da Direcção Nacional de Investigação Criminal, em Luanda, de 7 andares, causa 15 mortos, segundo os dados da Protecção Civil angolana. 181 pessoas estavam no edifício no momento do desabamento.

2009 – Morre Maurice Jarre, compositor francês, conhecido pelas bandas sonoras de filmes como "Lawrence da Arábia", "Doutor Jivago" ou "Passagem para a Índia", 84 anos.

2010 - Um duplo ataque suicida em hora de ponta mata dezenas de pessoas no Metro de Moscovo. Eram 07:56, na capital russa, quando uma bombista se fez explodir num comboio da linha vermelha, na estação de Lubyanka, causando a morte a 23 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário