26 de março de 2011

Efemérides - 26 de março

Principais acontecimentos registados no dia 26 de março:

1827 - Morre o compositor alemão Ludwig van Beethoven, em Viena.

1887 - É assinado o Protocolo de Lisboa, que estabelece os termos do Tratado de Amizade e Comércio com a China, de 01 de dezembro de 1887, sobre o direito de ocupação e governo de Macau, por Portugal.

1911 - Nasce o escritor e dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, autor de "Um Eléctrico chamado Desejo".

1925 - Nasce, em Montbrison, Loire, o compositor francês e regente de orquestra Pierre Boulez, fundador do IRCAM e do Ensemble Intercontemporain.

1927 - É criada a Polícia de Informações do Porto. As Polícias de Informações de Lisboa e Porto irão dar origem à PVDE/PIDE.

1936 - É constituída a Frente Popular Chinesa.

1941 - O Alto-Comando nazi de Adolf Hitler aprova a constituição das brigadas assassinas ("Einsatzgruppen"), na Polónia ocupada.

1949- É criado o Fundo de Fomento Nacional.

1953 - O médico norte-americano Jonas Salk consegue sintetizar a vacina contra a poliomielite.

1975 - Tomada de posse do IV Governo Provisório português, chefiado por Vasco Gonçalves.

1976 - São definidos os estatutos das empresas públicas portuguesas Petrogal, Petróleos de Portugal, e Cimpor, Cimentos de Portugal.

1977 - Entra em funcionamento a barragem de Cahora-Bassa, em Moçambique.

1979 - São assinados os acordos de Camp David, nos EUA, entre o Egipto e Israel.

1987 - Rubrica dos termos do acordo sobre a transferência da soberania de Macau, pelos chefes das delegações de negociação, o vice-ministro chinês Zhou Nan e o embaixador português Rui Medina.

1990 – É criada a primeira Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior.

- Os Óscares da Academia de Hollywood distinguem "Miss Daisy", o realizador Oliver Stone e os atores Jessica Tandy e Daniel Day-Lewis.

1999 - Marcelo Rebelo de Sousa demite-se da presidência da Comissão Política Nacional do PSD.

2000 - Vladimir Putin ganha, à primeira volta, as eleições russas, com maioria absoluta.

2001 - Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia passam a integrar o espaço Schengen de livre circulação de pessoas.

2003 - A proposta de Código de Trabalho é aprovada na especialidade, no Parlamento.

2004 – As contas da TAP confirmam um lucro de 19,7 milhões de euros em 2003.

2005 - Entra em vigor o Código da Estrada, com regras mais severas e multas mais pesadas.

- O Partido da Renovação Social de Guiné-Bissau escolhe Kumba Ialá, deposto em Setembro de 2003, para candidato às eleições presidenciais de 19 de junho.

2006 - Eleições legislativas em São Tomé e Príncipe.

2007 - O Partido Democrata Unionista, de Ian Paisley, e o Sinn Fein, de Gerry Adams, chegam a acordo para partilhar o poder na Irlanda do Norte, a partir de 08 de maio.

- Toma posse o novo governo kuwaitiano, que integra, pela primeira vez, duas mulheres.

- Guatanamo. O australiano David Hicks, detido há mais de cinco anos pelas forças norte-americanas, declara-se culpado de terrorismo.

- “Here It Goes Again”, da banda americana OK Go, é eleito o clip mais criativo na 1ª edição dos Prémios do YouTube.

- Os antropólogos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Xerardo Pereiro e Cebaldo de León Inawinapi são distinguidos pela National Geographic Society pela sua investigação sobre os indígenas Kuna do Panamá.

- Morre Beniamino Andreatta, 78 anos, economista e político italiano, um dos arquitetos da coligação de centro-esquerda “A Oliveira”.

- Morre João Soares Louro, 74 anos, antigo presidente da RTP e da RDP, ex-publicitário.

2008 - As alterações à Lei dos Partidos, que põem fim à obrigação de os partidos fazerem prova de cinco mil militantes, é aprovada por unanimidade na Assembleia da República

- O presidente do parlamento tibetano no exílio afirma em Bruxelas que, segundo "fontes credíveis", a repressão das manifestações no Tibete pela China provocou já 135 mortes confirmadas, mas estima que estes números possam ser "10 vezes superiores"

2009 - O Tribunal do Marco de Canaveses absolve o ex-presidente da câmara Avelino Ferreira Torres dos crimes de que estava acusado pelo Ministério Público.

2010 - Pedro Passos Coelho é eleito líder do PSD, sucedendo a Manuela Ferreira Leite, com 61,06 por cento dos votos.

- O juiz conselheiro Bravo Serra é eleito vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, por mais 124 votos do que o juiz conselheiro Orlando Afonso.

Sem comentários:

Enviar um comentário