21 de março de 2011

Efemérides - 21 de março

Principais acontecimentos registados no dia 21 de março:

1685 – Nasce o compositor Johann Sebastian Bach, mestre do Barroco alemão.

1803 - É concluído o Código Civil francês, o "Código de Napoleão", que influenciou os diplomas posteriores, na Europa.

1846 – Nasce o caricaturista e ceramista Rafael Bordalo Pinheiro, criador da figura do Zé Povinho, fundador dos jornais Mappa de Portugal, Os Pontos nos ii, A Paródia e O António Maria.

1905 – O Reino Unido e a Pérsia assinam o acordo militar que visa impedir o avanço russo no Médio Oriente.

1915 – Data provável para a distribuição do primeiro dos dois únicos números da revista Orpheu, fundada por Luís de Montalvor, com Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e José de Almada Negreiros.

1918 - Grande Guerra de 1914-18. Começa a segunda batalha do Somme.

1919 - É proclamada a República Soviética da Rússia.

1939 - Adolf Hitler renuncia ao pacto de não agressão com a Polónia e reclama a devolução de Danzig.

1950 - O chanceler alemão federal Konrad Adenauer propõe a constituição de uma união económica entre a França e a República Federal da Alemanha.

1960 - Morrem 57 manifestantes negros em Sharpeville e Windhoest, África do Sul. Levanta-se a primeira vaga mundial de protesto à política de apartheid.

1961 - Começa a evacuação de mais de 3500 fazendeiros do Norte de Angola, zona de conflito entre a UPA e as forças portuguesas.

1962 - O ministro português da Educação Lopes de Almeida proíbe as comemorações do Dia do Estudante, desencadeando a crise académica de 1962.

1968 – O ditador Oliveira Salazar decreta a deportação de Mário Soares para a ilha de São Tomé.

1971 - É aprovado o programa de base da Intersindical. O documento reivindica a liberdade de associação, a possibilidade de negociação e o direito à greve.

1974 - O general português António de Spínola é entrevistado pela televisão pública francesa, pela publicação de "Portugal e o Futuro".

- Mário Soares, líder do PS no exílio, entrevistado pelo jornal brasileiro Estado de São Paulo, afirma que são urgentes "soluções nacionais" que ponham termo à ditadura em Portugal.

1979 - Israel aprova o tratado de paz com o Egipto.

1983 - Os EUA, o Canadá e nove estados do Conselho da Europa, entre eles Portugal, assinam a primeira convenção multilateral para o repatriamento de presos.

1986 - Francisco Pinto Balsemão demite-se de presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional do PSD.

1990 – É proclamada a independência da Namíbia, após 115 anos de administração colonial. Sam Nujoma, líder da SWAPO, é o primeiro Chefe de Estado.

- A aguarela "Os Telhados", de Van Gogh, é vendida em Paris por cerca de 3,5 milhões de euros (700 mil contos), o preço mais alto, à data.

1991 - O Tribunal de Monsanto condena Pedro Grilo a 12 anos de prisão, pelo assassinato do dirigente do PSR José Carvalho, em 1989.

- Guerra do Golfo. O Iraque liberta 1.150 prisioneiros kuwaitianos.

1993 – Abre ao público o Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

- Morre o escritor português António Quadros, 69 anos.

1997 - O romance "Manual dos Inquisidores", de António Lobo Antunes, recebe o Prémio de Melhor Livro Estrangeiro publicado em França.

1999 - Morre Tomás Ribas, encenador, dramaturgo, ficcionista e divulgador de dança.

2003 - Os principais arguidos do caso "Setúbal Connection 2" são condenados a penas de prisão que oscilam entre os seis e os nove anos.

2004 – É apresentada a tradução chinesa do “Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa (Bernardo Soares), no Salão do Livro de Paris.

2005 - Apresentação do programa do XVII Governo Constitucional na Assembleia da República.

- O Prémio Carlos Paredes é atribuído aos músicos do projeto TGB – tubaguitarra&bateria.

2006 – Início da discussão pública da proposta de estratégia nacional para as florestas.

- A Justiça chilena ordena a detenção de 13 antigos militares do regime do ditador Augusto Pinochet (1973-1991) implicados na operação “Caravana da Morte”.

- Morre Maria João George, 57 anos, arquiteta, autora do projeto da nova Aldeia da Luz, no Alqueva.

2007 - O antigo vice-reitor e presidente da sociedade que gere a Universidade Independente, Rui Verde, é detido pela Polícia Judiciária, no âmbito das investigações sobre alegadas irregularidades na gestão da instituição.

- O filme “Santiago”, do realizador brasileiro João Moreira Salles, vence o Grande Prémio do Festival de Cinema do Real de Paris.

- O Prémio D. Dinis 2006, instituído pela Fundação da Casa de Mateus, é atribuído ao poeta Fernando Echevarría pelo livro “Epifanias”.

2008 - A superfície florestal mundial está a desaparecer a um ritmo equivalente a 40 mil campos de futebol por dia, segundo as conclusões de um relatório da organização ecologista WWF, publicado no Dia Mundial da Floresta

2009 - O Papa Bento XVI inicia visita a Angola. Profere homilia na Catedral de S. Paulo, em Luanda, e preside encontro no estádio dos Coqueiros. Dois jovens morreram e 18 ficaram feridos quando tentavam entrar no recinto.

- XI Congresso da UGT. Os 800 delegados reelegem o socialista João Proença para secretário-geral e o social-democrata João de Deus para a presidência da central sindical.

2010 - O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, é eleito por unanimidade para a presidência da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa, na reunião que decorreu em Ponta Delgada.

- A Audiência Nacional espanhola condena a 1040 anos de prisão três etarras pelo envolvimento no atentado de 2006 ao aeroporto de Madrid, que fez 2 mortos.

- Moção de censura do PCP ao Governo é rejeitada com votos contra do PS, as abstenções do PSD e CDS e os votos favoráveis do PCP, BE e “Os Verdes”.

Sem comentários:

Enviar um comentário