1312 – Extinção da Ordem dos Templários.
1832 - Morre, em Weimar, o poeta e dramaturgo alemão Johann Wolfgang Goethe, essência do Romantismo, autor de "A Paixão do Jovem Werther".
1875 - É fundado o Banco Lisboa e Açores, antecessor do Banco Totta & Açores.
1895 - Os irmãos Auguste e Louis Lumiére fazem, em Paris, a primeira demonstração pública do cinematógrafo.
1892 - Termina a publicação do jornal Revolução de Setembro, lançado 51 anos antes.
1911 - O Governo da República institui as Universidades de Lisboa e do Porto a partir das escolas e academias politécnicas, médico-cirúrgicas e de Farmácia. Em Coimbra, é criada a Faculdade de Letras, substituindo os extintos Estudos de Teologia.
1917 - Os EUA são a primeira nação a reconhecer o Governo provisório da Rússia.
1921 – Primeira travessia aérea Lisboa – Funchal. Um hidroavião Felixtowe F3 descola da doca do Bom Sucesso, em Lisboa, tendo como tripulantes Sacadura Cabral (piloto), Gago Coutinho (navegador), Ortins Bettencourt (copiloto) e Roger Soubiran (mecânico).
1933 – Holocausto. Abre o campo de concentração nazi de Dachau, nos arredores de Munique.
1943 – Holocausto. Entra em funcionamento a Unidade IV, primeira das duas mais recentes e maiores câmaras de gás do campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia.
1945 – É fundada a Liga Árabe, no Cairo.
1972 - A Emenda que assegura a igualdade de direitos da mulher, na Constituição dos EUA, é aprovada no Senado.
1973 - O Instituto Goethe atribui a medalha de ouro ao professor Paulo Quintela da Universidade de Coimbra, especialista em cultura germânica.
1974 - Reunião da Comissão Coordenadora do MFA. Melo Antunes apresenta a primeira versão do programa político. Vítor Alves coordena a versão final.
1979 - As propostas de Orçamento do Estado e das Grandes Opções do Plano, do Governo de Mota Pinto, são rejeitadas na Assembleia da República, com abstenção do PS.
1981 - Morre o poeta espanhol Pedro Garcia Cabrera, 75 anos, impulsionador da corrente surrealista em Espanha.
1985 - O Parlamento português aprova, por unanimidade, a Lei que enquadra a objeção de consciência.
- É inaugurado, no Porto, o primeiro banco privado português, desde 1975, o Banco Português de Investimento.
1987 - Morre o ator norte-americano Robert Preston, 68 anos, Óscar pelo desempenho em "Victor Victoria", de Blake Edwards.
1990 - João Amaral substitui José Saramago, na presidência da Assembleia Municipal de Lisboa.
1992 - Manuel Monteiro, 29 anos, é eleito líder do CDS.
1993 - O poeta moçambicano José Craveirinha, 71 anos, é proposto para o Prémio Nobel da Literatura.
1998 - Paulo Portas é eleito líder do CDS-PP.
1999 - "A Paixão de Shakespeare", de John Madden recebe o Óscar de Hollywood para Melhor Filme. A Academia distingue ainda o realizador Steven Spielberg, por "O Resgate do Soldado Ryan".
2000 - As Bolsas de Valores de Bruxelas, Paris e Roterdão fundem-se na Euronext.
2001 – Morre William Hanna, 90 anos, criador de Tom e Jerry, Os Flintstones e Scooby-Doo, com Joseph Barbera.
2003 – Vários milhões de pessoas manifestam-se nas principais cidades mundiais contra a guerra no Iraque: dois milhões em Londres; 35 mil em Lisboa.
- Último encontro do Benfica no Estádio da Luz, antes da demolição.
2004 - Israel assassina o líder do Hamas, o xeque Ahmed Yassin, fundador do movimento islâmico palestiniano, num atentado em Gaza.
2005 – O Programa do XVII Governo Constitucional passa sem votação, no Parlamento.
- Os líderes europeus aprovam, em Bruxelas, a revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento, flexibilizando a rigidez imposta aos países com défice orçamental superior a 03 por cento do PIB.
2006 - A organização separatista basca ETA anuncia o cessar-fogo permanente, com entrada em vigor a 24 de março.
- Cavaco Silva inicia a primeira visita do mandato, uma viagem a Cabo Verde, para assistir à posse do homólogo Pedro Pires.
- A escritora Agustina Bessa-Luís é condecorada com o grau de Grande Oficial da Ordem Gabriela Mistral do Chile.
2007 - O antigo vice-reitor e presidente da sociedade que gere a Universidade Independente, Rui Verde, fica detido em prisão preventiva depois de ser ouvido pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, por questões relacionadas com alegadas irregularidades na gestão da UNI.
- Justiça francesa absolve o diretor do jornal satírico Charlie Hebdo, Philippe Val, do delito de injúrias religiosas por ter publicado em 2006 caricaturas de Maomé.
- Pelo menos 100 pessoas morrem e 450 ficam feridas após série de explosões no principal paiol de Maputo, Moçambique.
2008 - Organizações Não Governamentais do Ambiente alertam, no Dia Mundial da Água, o presidente da Comissão Europeia Durão Barroso para o impacto da construção de 12 novas barragens na qualidade e quantidade dos ecossistemas aquáticos
- A falta de água potável, o saneamento básico desadequado e as condições precárias de higiene provocam a morte de uma criança a cada 15 segundos, denunciam várias organizações não governamentais no Dia Mundial da Água
- O Vitória de Setúbal conquista a primeira edição da Taça da Liga de Futebol, ao derrotar o Sporting na final, por 3-2, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, no Estádio Algarve, em Faro
- Morre o músico cubano Israel "Cachao", um dos pioneiros do mambo, em Miami, Florida, aos 89 anos
- Morre o diretor nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental na Guiné-Bissau, Aguinaldo Embaló, com 55 anos em Varela, no norte do país
2009 – Morre Jade Goody, protagonista britânica de diversos "reality shows" da televisão, 27 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário