1842 - Morre, em Paris, o escritor Henri Beyle, Stendhal, autor de "Vermelho e o Negro", "A Cartuxa de Parma", precursor do realismo e inspirador do "nouveau roman" do século XX.
1853 - O Governo português impõe o Fomento Florestal, com a distribuição gratuita de sementes.
1890 - António José de Almeida, estudante universitário, futuro presidente da República, publica o artigo "Bragança, o último", contra a monarquia, sendo decretada a sua prisão.
1918 – Independência da Lituânia.
1919 - Benito Mussolini funda, em Milão, o Movimento Fascista Italiano de Combate, que dará lugar ao Partido Fascista, em novembro de 1921.
1933 - O Parlamento alemão, controlado pelo Partido Nacional-Socialista de Adolf Hitler, vota o estabelecimento da ditadura nazi, a extinção dos sindicatos e dos partidos políticos.
1935 - Morre a escritora e jornalista portuguesa Ana de Castro Osório, autora de "As Mulheres Portuguesas", fundadora da Liga Republicana das Mulheres e o Grupo de Estudos Feministas.
1942 - II Guerra Mundial. Começa, nos EUA, o programa de colocação de imigrantes japoneses em campos de internamento.
1945 - II Guerra Mundial. As forças aliadas atravessam o rio Reno, a caminho de Berlim.
1951 - É criada a Rádio Ribatejo. Manter-se-á em emissão até janeiro de 1976.
1956 - É proclamada a República Islâmica do Paquistão.
1957 - A RTP põe em funcionamento os serviços permanentes dos Centros Emissores de Lisboa, em Monsanto, e da Lousã, no Centro do país.
- Advogados de Lisboa, Porto e Coimbra protestam publicamente contra a prática da tortura pela PIDE e pedem um inquérito à atuação desta polícia.
1961 - A Assembleia-Geral da ONU põe à discussão a guerra em Angola. Portugal abandona a sessão.
- Começa a Conferência dos Povos Africanos, no Cairo, Egipto.
1962 – Luto académico nas Universidades de Lisboa e Coimbra, que se prolongará até maio, em protesto pela proibição do Dia do Estudante.
- O Governo português de Oliveira Salazar impede a visita de uma delegação da ONU aos territórios africanos sob administração portuguesa.
1966 - Primeiro encontro entre as Igrejas Anglicana e Católica, com a reunião de Paulo VI e do arcebispo de Cantuária Arthur Ramsey.
1972 – Guerra do Vietname. Os EUA abandonam as negociações de Paris, acusando Hanoi de “falta de seriedade”, no esforço para a paz.
1976 – Morre o marechal britânico Bernard Law Montgomery, herói da vitória aliada no norte de África, na II Guerra Mundial.
1987 - Portugal e a China chegam a acordo sobre a transferência da soberania de Macau a 20 de dezembro de 1999, no fecho da quarta ronda de negociações.
1991 - Morre, em Londres, o banqueiro português Ricardo Espírito Santo.
1993 - Os representantes dos órgãos de comunicação social na Assembleia da República iniciam a semana de boicote informativo às actividades do Parlamento, em protesto pelas limitações impostas pela maioria PSD à circulação dos jornalistas.
1994 - Morre a atriz italiana Giulietta Masina, viúva do realizador Federico Fellini, que a dirigira em "Ginger e Fred", "Julieta dos Espíritos" e "La Strada".
1998 - O filme "Titanic", de James Cameron, conquista 11 Óscares da Academia de Hollywood.
2000 - Cimeira de Lisboa da União Europeia. São lançadas as bases da estratégia de desenvolvimento, dita a Estratégia de Lisboa.
2001 - Morre o canadiano David Mac Taggart, 68 anos, fundador da organização internacional ecologista Greenpeace.
2002 - O PCP torna pública a demissão de Octávio Teixeira da Comissão Política, três meses após a concretização.
- Três milhões de pessoas manifestam-se contra a política social de Sílvio Berlusconi, em Itália. É a maior manifestação na história do país.
2003 - "O Pianista", de Roman Polansky, recebe o Óscar de melhor realização e dá a Adrien Brody o de melhor ator.
2004 - Alunos do ensino superior contestam a reforma curricular e marcam greve nacional para 01 de abril.
- Mijailo Mijailovic, 25 anos, sueco de origem sérvia, é condenado a prisão perpétua pelo assassínio da ministra sueca dos Negócios Estrangeiros Anna Lindh a 10 de setembro de 2003.
2005 - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia encerram a Cimeira da Primavera, em Bruxelas, com a aprovação da revisão da Estratégia de Lisboa, nas áreas económica, social e ambiental.
2006 - A PSP detém 29 pessoas e constitui outras 26 arguidas, no âmbito da maior apreensão de armas de sempre no país. Entre os suspeitos figuram vários agentes da polícia e civis que exerciam funções administrativas no licenciamento de armas na PSP.
- Morre Natércia Campos, 70 anos, produtora do grupo de teatro O Bando.
2007 - É posta à venda em Portugal a nova consola da Sony, a PlayStation 3 – PS3.
- Morre Mao Anging, 84 anos, o último filho conhecido do antigo líder chinês Mao Tse-Tung.
- Morre Vinício Pereira, 51 anos, fundador da Fundação Portuguesa de Surf.
2008 - O número de militares norte-americanos mortos no Iraque desde a invasão do país em março de 2003 atingiu os 4.000, com a morte de quatro soldados na explosão de uma bomba em Bagdad
2010 - O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulga a reforma do sistema de saúde norte-americano. A medida, considerada histórica, alargou a cobertura de assistência na doença a cerca de 32 milhões de pessoas que estavam excluídas.
- Morre o cineasta português José Maria Nunes, considerado “pai” da Escola de Cinema de Barcelona.
Sem comentários:
Enviar um comentário