4 de novembro de 2011

Efemérides - 04 de novembro

Principais acontecimentos registados no dia 04 de novembro:

1809 - Nasce o compositor alemão Felix Mendelssohn, nome maior do Romantismo.

1877 - É inaugurada a ponte ferroviária D. Maria Pia. O comboio chega à cidade do Porto.

1922 - É descoberta, no Egipto, a entrada para o túmulo de Tutamkamon.

1946 - É constituída a UNESCO, organismo da ONU para a ciência e cultura.

1952 - Dwight Eisenhower é eleito presidente dos EUA.

1954 - Começa a extração petrolífera em Angola.

1956 - A Assembleia-geral das Nações Unidas aprova o envio de uma força multinacional para o Médio Oriente.

- Forças soviéticas atacam Budapeste. O presidente húngaro Impre Nagy procura refúgio na Embaixada da Jugoslávia.

1970 - A Assembleia-geral das Nações Unidas apela a um cessar-fogo de 90 dias no Médio Oriente.

1975 - Os Estados Unidos encerram a Missão em Angola perante os confrontos entre os três movimentos de libertação rivais.

1976 - O Reino Unido propõe a independência da Rodésia, sob um governo de maioria negra, para 1 de março de 1978.

1979 - A Embaixada norte-americana em Teerão é cercada por estudantes muçulmanos, que tomam como reféns 62 funcionários. Começa a crise dos reféns.

1987 - Morre José Maria do Rosário, 67 anos, presidente da União dos Resistentes Anti-fascistas Portugueses, organização de que foi um dos fundadores.

1989 - O Governo da RDA autoriza a partida para Ocidente dos cidadãos da Alemanha de Leste, detidos na Checoslováquia, aguardando a possibilidade de continuar viagem.

1992 - O democrata Bill Clinton é eleito presidente dos Estados Unidos da América.

1995 - O primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin é assassinado a tiro, em Telavive, por um extremista judeu.

1997 - O escritor português José Saramago apresenta o romance "Todos os Nomes".

2001 - Morre o pintor português Luís Pinto Coelho, 59 anos.

- Londres e Washington congelam os bens de 25 organizações consideradas terroristas, incluindo o designado IRA-Verdadeiro, a ETA e a Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP).

2002 – Morre o escritor José Martins Garcia, 61 anos.

2003 – É anunciada a centralização do concurso de para a colocação de professores no Ministério da Educação, a partir de 2004.

- Morre a escritora Rachel de Queiroz, 92 anos, a primeira mulher na Academia Brasileira de Letras.

- O maior icebergue do mundo parte-se em dois, após ter sido atingido por uma violenta tempestade, no Antárctico.

2004 - Durão Barroso apresenta, em Bruxelas, a equipa de comissários remodelada.

- Morre Jacinto Ramos, ator e encenador, 87 anos, membro do Teatro Nacional D.Maria II, ex-diretor do CITAC e pioneiro na divulgação da dramaturgia do século XX, em particular através da Sociedade Guilherme Cossul.

2005 – Abertura do Museu Virtual do Cartoon, na Internet.

- O Tribunal encarregue da beatificação de João Paulo II inicia funções.

2006 - Abertura da Cimeira do Fórum de Cooperação Sino-Africano, com a participação de líderes de 48 países africanos. A China promete duplicar a ajuda a África até 2009 e criar uma câmara de comércio conjunta com os países africanos.

- Katharine Jefferts Schori, bispo da diocese de Nevada, é entronizada a primeira mulher primaz da Igreja Episcopal norte-americana, na Catedral Nacional de Washington.

- A fadista Maria da Fé é distinguida com o Prémio para a Melhor Intérprete Feminina de 2006 pela Fundação Amália Rodrigues. O Prémio Amália Rodrigues de Ensaio e Divulgação é atribuído ao musicólogo Rui Vieira Nery, autor de “Para uma história do fado”.

2007 - Milhares de simpatizantes de Hugo Chávez saem às ruas de Caracas para manifestar apoio à reforma de 69 artigos da Constituição venezuelana, que passará a permitir que o Presidente se recandidate ao cargo quantas vezes quiser

- A múmia de Tutankamon é retirada do seu túmulo em Luxor e o seu rosto revelado pela primeira vez na história, anuncia o Conselho Supremo das Antiguidades egípcio.

2008 - O Sporting alcança pela primeira vez na sua história os oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, ao vencer em casa o Shakhtar Donetsk por 1-0, em encontro da quarta jornada do Grupo C.

- Morre o matador de toiros português, já retirado, Joaquim Marques, aos 80 anos, em Sesimbra, após doença prolongada. Joaquim Casimiro Marques tomou a alternativa de matador de toiros na cidade mexicana de León, a 13 de março de 1955, concedida pelo português Diamantino Vizeu, com o testemunho do mexicano Luís Solano.

2009 - A cientista Mónica Bettencourt Dias é distinguida pela Organização Europeia de Biologia Molecular ao ser incluída na sua lista anual dos mais talentosos jovens cientistas da Europa. A investigadora dirige o Laboratório de Regulação do Ciclo Celular do Instituto Gulbenkian de Ciência.

- Morre Álvaro da Costa Leite, fundador e presidente do conselho de administração do Finibanco, 77 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário