1866 - Início da Questão Coimbrã com a carta de Antero de Quental a António Feliciano de Castilho "Bom Senso e Bom Gosto", oposição "ao escândalo inaudito duma literatura desaforada".
1877 - Nasce em Gatão, Amarante, o escritor português Teixeira de Pascoaes (Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos), autor de "Sempre".
1906 - Nasce o cineasta e encenador italiano Luchino Visconti, realizador de "Obsessão", "Rocco e os Seus Irmãos" e "O Leopardo".
1911 - Nasce o poeta grego Odysseus Elytis, Prémio Nobel da Literatura em 1979.
1917 - É publicada a Declaração Balfour sobre a Palestina.
1919 - Nasce, em Lisboa, o escritor Jorge de Sena, professor e investigador, autor de "O Físico Prodigioso" e "Sinais de Fogo".
1930 - A empresa Du Pont anuncia o fabrico da primeira borracha sintética.
1950 - Morre o escritor e dramaturgo de origem irlandesa George Bernard Shaw, crítico, ensaísta, defensor do movimento trabalhista, autor de "Pigmaleão".
1954 - Morre o pintor francês Henri Matisse, mestre da cor.
1956 - A Hungria renuncia ao Pacto de Varsóvia e apela à ONU para enfrentar a invasão soviética. A URSS veta o pedido no Conselho de Segurança.
1962 - O presidente dos EUA, John Kennedy, leva a público o balanço da crise dos mísseis de Cuba, que marcou o final do mês anterior.
1964 - O rei Saud da Arábia Saudita é deposto e substituído por Faiçal.
1972 - A Assembleia Geral da ONU reconhece a legitimidade da luta armada pela independência, nos territórios sob administração portuguesa.
1975 - É assassinado o cineasta italiano Pier Paolo Pasolini.
1976 - Toma posse a Comissão Constitucional, presidida por Ernesto Melo Antunes.
1982 - Entra em funcionamento a Agência Notícias de Portugal.
1983 - É publicado o diploma que enquadra o "lay off", suspensão do contrato de trabalho e redução temporária dos períodos de trabalho.
1989 - É constituído o Instituto Internacional de Língua Portuguesa.
1991 - O Parlamento moçambicano aprova a Constituição.
1998 - Morrem mais de dez mil pessoas na passagem do furacão Mitch, na Nicarágua e nas Honduras.
2003 - Iraque. Morrem 16 soldados norte-americanos e 26 ficam feridos na queda de um helicóptero de transporte, abatido perto de Fallujah.
- A coligação no poder na Georgia, liderada por Eduard Chevardnadze, vence as eleições legislativas. A coligação democrática denuncia manipulação dos resultados.
- O Irão aceita suspender o enriquecimento de urânio, perante a Agência Internacional de Energia Atómica, mas não encerra programa nuclear.
2004 - O republicano George W. Bush é reeleito para a Presidência dos EUA.
- É assassinado o cineasta holandês Theo van Gogh, numa rua de Amesterdão.
2005 - Portugal e Moçambique chegam a acordo sobre a entrega do controlo da gestão da barragem de Cahora Bassa ao país africano.
- A NASA anuncia a descoberta de duas luas de Plutão.
2006 – O Governo prolonga o congelamento das progressões automáticas nas carreiras e a atualização dos suplementos remuneratórios dos funcionários públicos até ao final de 2007.
- A plataforma sindical de professores aciona o mecanismo de negociação suplementar relativo à revisão do Estatuto da Carreira Docente.
- O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga dá razão aos moradores do "prédio Coutinho", em Viana do Castelo, suspendendo a eficácia da declaração de utilidade pública que permitia a expropriação e demolição do edifício.
2007 - Mais de 70 países apoiaram um projeto de resolução na Assembleia-Geral da ONU apelando a uma moratória sobre as execuções, com o objetivo de abolir totalmente a pena de morte
- Os 19 médicos chefes das urgências do Hospital de Faro demitem-se, anuncia o bastonário da Ordem dos Médicos, que considera que os utentes que se deslocam àquele serviço correm um "risco efetivo" devido às suas "inaceitáveis" condições
- Morre o dramaturgo Alexandre Babo, 91 anos, um dos fundadores do Teatro Experimental do Porto, no Hospital de Cascais.
2008 - São abertos seis processos de contraordenação ao Banco Português de Negócios, na sequência da descoberta, em junho, de operações clandestinas.
- Rupiah Banda, 72 anos, um veterano do partido no poder, presta juramento como novo Presidente da Zâmbia prometendo continuar a política de mercado que permitiu o forte crescimento económico do país nos últimos anos
- O inglês Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) torna-se o mais jovem campeão mundial da história da fórmula 1, ao terminar no quinto lugar o Grande Prémio do Brasil, em Interlagos, última prova do Mundial de 2008.
- O francês Sébastien Loeb (Citroën C4) garante o seu quinto título consecutivo de campeão mundial graças ao terceiro lugar obtido no Rali do Japão.
2009 - A Comissão Independente Eleitoral do Afeganistão cancela a segunda volta das eleições presidenciais afegãs e declara vencedor o chefe de Estado cessante, Hamid Karzai. A decisão da comissão é tomada na sequência do abandono da corrida eleitoral por Abdullah Abdullah, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e único rival de Karzai.
- Morre Alda Merini, poetisa italiana, autora de "A Terra Santa", 78 anos.
2010 - Jesualdo Ferreira deixa o comando técnico do Málaga.
- O realizador de televisão Ruy Ferrão morre em sua casa, em Lisboa, aos 92 anos.
- O surfista havaino Andy Irons, 32 anos, campeão do Mundo em 2002, 2003 e 2004, morre vítima de dengue, em Dallas, nos Estados Unidos.
- Morre, aos 86 anos, o maestro russo Rudolf Barshai.
Sem comentários:
Enviar um comentário