3 de novembro de 2011

Efemérides - 03 de novembro

Principais acontecimentos registados no dia 03 de novembro:

1801 - Nasce o compositor italiano Vincenzo Bellini.

1887 – É fundada a Associação Académica de Coimbra

1901 - Nasce o escritor e político francês André Malraux, historiador, ministro francês da Cultura, resistente à ocupação nazi durante a II Guerra Mundial, autor de "A Condição Humana".

1908 - Robert Baden-Powell funda o movimento escutista.

1910 - A Lei do Divórcio é promulgada pelo Governo da I República Portuguesa.

1946 - O Japão adota o constitucionalismo, com a transferência do poder legislativo do imperador para uma assembleia eleita.

1957 - A URSS lança o satélite Sputnik II. Laika, a cadela, é sacrificada na experiência.

1965 - Guerra Colonial. O Conselho de Segurança da ONU pede a todos os estados membros para não prestarem a Portugal qualquer assistência "que permita continuar a repressão" dos povos africanos, em particular a venda de armas e equipamento militar.

1967 - O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados concede as primeiras cem bolsas de estudo a jovens militantes dos movimentos de libertação dos territórios africanos sob administração portuguesa.

1969 - A Organização Central dos Alunos das Escolas da Suécia promove um dia de trabalho a favor do Instituto de Moçambique, sedeado em Dar-es-Salem.

1983 - O governo português aprova a abertura à iniciativa privada dos sectores bancário, segurador, adubeiro e cimenteiro.

1986 - A imprensa libanesa revela a venda de armas ao Irão pelos EUA. Rebenta o escândalo Irão-Contras.

1988 - Termina a V Cimeira Luso-Espanhola, em Lisboa, com o acordo sobre a instalação de um banco português em Espanha, de um banco espanhol em Portugal e a liberalização do comércio dos têxteis entre os dois países.

1989 - O Partido Social Democrata húngaro inicia, em Budapeste, o primeiro congresso em 42 anos.

1994 - A Comissão Europeia aprova o financiamento da construção da ponte Vasco da Gama, em Lisboa.

1996 - É anunciada a extinção do conselho nacional do PCP, órgão presidido por Álvaro Cunhal.

1998 - Morre o “cartoonista” norte-americano Bob Kane, 93 anos, criador do herói de banda desenhada Batman.

2002 - Na Turquia o Partido da Justiça e do Desenvolvimento, islamita moderado, vence as eleições legislativas.

2003 – Manifestação de protesto dos trabalhadores da Docapesca, no Cais do Sodré, pelo fecho das instalações e transferência para o Mercado Abastecedor de Lisboa.

- A Comissão Eleitoral da Geórgia considera inválidas as eleições legislativas em várias assembleias de voto.

2004 - Hamid Karzai é declarado vencedor das eleições presidenciais no Afeganistão.

2005 – O Conselho Superior de Defesa Nacional aprova a reorganização territorial das Forças Armadas.

– Entrega dos Prémios MTV, em Lisboa. A banda The Gift é distinguida como melhor artista português.

- O chefe de gabinete do antigo secretário de Estado dos EUA Colin Powell, coronel Laurence Wilkerson, revela as autorizações de tortura, dadas pelo gabinete do vice-presidente Dick Cheney, a prisioneiros afegãos e iraquianos.

2006 - A Microsoft e a Polícia Judiciária assinam um protocolo de cooperação na luta contra o crime informático e a promoção da segurança na Internet.

- O sérvio bósnio Marko Samardzija, 70 anos, é condenado a 26 anos de prisão pela participação em crimes de guerra cometidos contra a população muçulmana durante a guerra da Bósnia de 1992-1995.

- O ator Tom Cruise, Paula Wagner e a Metro-Goldwyn-Mayer assumem o controlo dos estúdios de cinema da United Artists, fundados há 85 anos por Charlie Chaplin, Mary Pickford e D. W. Griffith.

- Morre Paul Mauriat, 81 anos, maestro francês.

2007 - O atleta Ryan Shay, de 28 anos, morre durante as qualificações olímpicas da maratona dos Estados Unidos, ao sofrer um colapso entre o quilómetro nove e dez.

2008 – Nacionalização do BPN: Administradores da CGD assumem funções.

- A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional anuncia que Pinto da Costa, suspenso por dois anos, terá que cumprir mais quatro meses e pagar uma multa de 1.750 euros, enquanto Luís Filipe Vieira ficará inibido de representar o Benfica mais 45 dias por não ter respeitado uma suspensão de dois meses

- A Casa Ronald McDonald, que acolhe as famílias de crianças internadas no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, recebe a primeira família.

2009 -Tratado de Lisboa. Vaclav Klaus, presidente da República Checa, ratifica o Tratado de Lisboa, permitindo que o novo modelo de governação entre em vigor na União Europeia. Fica aberto o caminho para a nomeação de dois novos cargos na EU: o de presidente do Conselho Europeu e de alto representante para a Política Externa.

- Face Oculta. Armando Vara, militante socialista, vice-presidente do BCP e arguido no processo de investigação desencadeado pela PJ de Aveiro, pede a suspensão de funções no banco.

- Morre Francisco Ayala, escritor, ensaísta e professor espanhol, 103 anos.

2010 - A Igreja Católica de Cuba inaugura o primeiro seminário em 50 anos, na presença do presidente Raúl Castro, o que ilustra uma aproximação inédita entre o Estado comunista e esta religião.

- O ex-primeiro-ministro russo, Victor Chernomirdin, morre aos 72 anos, depois de doença prolongada.

- É aprovada pela Assembleia da República a nova Lei do Financiamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário